1 – OBJETIVO GERAL
Capacitar profissionais para atuarem na limpeza, arrumação e higienização das roupas de cama, toalhas, camarotes e áreas comuns em uma embarcação, sempre atento às técnicas e produtos adequados. Entender as normas de segurança, meio ambiente e saúde, a fim de garantir a segurança de todos no ambiente de trabalho.
2 – CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
Ao final do curso, o aluno terá conhecimento sobre:
3 – CAMPO DE ATUAÇÃO
Como taifeiro o profissional poderá atuar em embarcações, rebocadores, plataformas de petróleo e navios cruzeiros.
4 – PÚBLICO ALVO
Este curso é destinado às pessoas interessadas em atuar como taifeiro no setor de hotelaria em uma unidade marítima.
5 – PRÉ-REQUISITOS
Para a inscrição nessa oferta o candidato deverá ter Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) completo e idade mínima de 18 anos.
6 – METODOLOGIA
Ocorrerá através de aulas expositivas, dinâmicas e contextualizadas através de vídeos, será aplicada lista de exercícios e atividades práticas, com demonstração de equipamentos e aplicação de procedimentos.
7 – DURAÇÃO
O curso possui carga horária de 64 horas.
8 – VALIDADE
Este curso não possui validade
09 – ESTRUTURA CURRICULAR
MÓDULO | DESCRIÇÃO | CARGA HORÁRIA |
1 | MÓDULO GERAL | 28h |
2 | MÓDULO TRABALHO DO TAIFEIRO | 18h |
CRONOGRAMA GLOBAL DO CURSO | |
CARGA HORÁRIA TEÓRICA | 46h |
CARGA HORÁRIA PRÁTICA | 16h |
AVALIAÇÃO | 02h |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 64h |
10 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO 1 – MÓDULO GERAL
MÓDULO 2 – MÓDULO TRABALHO DO TAIFEIRO
11 – FREQUÊNCIA ÀS AULAS
12 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
13 – RECURSOS INSTRUCIONAIS
14 – REFERÊNCIAS NORMATIVAS
Normam 13 – NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA PARA AQUAVIÁRIOS
Normam 24 – NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA PARA CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES PARA MINISTRAR CURSOS E TREINAMENTOS COMPLEMENTARES
15 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARRADAS FILHO, L. C. A. Uma análise dos mercados de rebocadores portuários. Dissertação (Mestrado) – Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.
CINTRA, Rodrigo. Plataformas Auto-Eleváveis – Jackup. Disponível em: <https://www.portalmaritimo.com/2014/03/13/plataformas-auto-elevaveis/>. Acesso em 11 mar. 2019.
CLICK MACAÉ. Tipos de Plataformas ou Sondas de Perfuração Submarina. Disponível em: <https://clickmacae.com.br/empregos/mercado-de-trabalho/dicas/?a=7&t=tipos-de-plataformas-ou-sondas-de-perfuracao-submarina>. Acesso em 11 mar. 2019.
DICIONÁRIO DO PETRÓLEO. Navio de lançamento de linhas. Disponível em: <http://dicionariodopetroleo.com.br/dictionary/navio-de-lancamento-de-linhas/>. Acesso em 11 mar. 2019.
MARINHA. Normam-13/DPC. Disponível em: <https://www.marinha.mil.br/cft/sites/www.marinha.mil.br.cft/files/normam13.pdf.> Acesso em 15 mar. 2019.
O PETRÓLEO. Afinal o que onshore e offshore. Disponível em: <https://www.opetroleo.com.br/afinal-o-que-onshore-e-offshore/>. Acesso em 19 mar. 2019.
O PETRÓLEO. Quer trabalhar embarcado? Veja quais são as perguntas mais comuns na entrevista. Disponível em: <https://www.opetroleo.com.br/quer-trabalhar-embarcado-veja-quais-sao-as-perguntas-mais-comuns-na-entrevista/>. 17 set. 2018.
PETROBRAS. Tipos de Plataformas. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/infograficos/tipos-de-plataformas/desktop/index.html>. Acesso em 11 mar. 2019.
16 – AULA PRÁTICA
Serão realizadas atividades práticas em locais específicos, a fim de auxiliar no aprendizado do aluno. Durante a prática serão realizadas as seguintes ações:
17 – PERGUNTAS FREQUENTES
Não, o curso é profissionalizante, portanto não possui validade.
O curso não precisa ser reconhecido pelo MEC por ser um curso livre.
Não, o curso é profissionalizante, portanto não possui validade.
O curso não precisa ser reconhecido pelo MEC por ser um curso livre.
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