Ensino a Distância supera preconceitos e cresce no país
A Educação a Distância já sofreu muito preconceito mas a opção de estudar em casa ou em qualquer outro lugar tem atraído cada vez mais os brasileiros.
Segundo estudos do Ministério da Educação (MEC), a educação a distância (EaD) foi a modalidade de ensino que mais cresceu no pais na última década. Cerca de 5 milhões de pessoas estão matriculadas em graduações a distância no Brasil. Esse número considera apenas os cursos de graduação, sem contar com as outras diversas ofertas de qualificação profissional que existem por meio de plataformas online.
A procura pela modalidade online não aumentou apenas nos cursos de graduação. Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), a procura por cursos técnicos e profissionalizantes online cresceu cerca de 213% em 10 anos, contando o período de 2006 a 2016.
A autonomia na hora de estudar foi um dos motivos para o aumento da procura por cursos online. Nessa modalidade, o aluno pode escolher quando quer ver a aula e quanto tempo quer dedicar para isso, fato que não acontece nos cursos presencias.
Além disso, os benefícios registrados pelos alunos são sempre relacionados ao custo benefício, mensalidades mais baratas, horários flexíveis, autonomia nos estudos e a possibilidade de se qualificar sem precisar de deslocamento diário ou mesmo sair de casa.
Diante de todas as vantagens apresentadas, um fato fica evidente: A modalidade EAD veio para ficar. A ampliação da oferta de cursos acompanha o interesse cada vez maior dos profissionais em aproveitar a tecnologia para obter a qualificação profissional. E é sobre os nossos cursos que vamos falar no nosso próximo artigo. Não deixe de acompanhar mais sobre a modalidade online em nossa página do Facebook e no nosso blog.